O Diabo-Monstro: perfil histórico de um fóssil teológico / The Devil-Monster: historical profile of a theological fóssil

Salma FERRAZ (UFSC), Erik Dorff SCHMITZ (UFSC)

Resumo


RESUMO: Esse artigo tem como objetivo apresentar a trajetória histórica do Diabo como personagem literário desde a criação de uma literatura satânica na Europa no século XVI, perpassando o racionalismo filosófico dos séculos XVII e XVIII, adentrando no interior do ser humano com a psicanálise no século XX, até as adaptações para o cinema no século XX e XXI. Usaremos como referencial teórico os estudos de Albert Cousté, Peter Stanford, Luther Link, Robert Muchembled, entre outros, que abordam o Diabo como personagem literário a fim de encontrar nestes elementos de monstruosidade que tocam a subjetividade, psicologia e emoção humanas. Com isso afirmamos que o Diabo-Monstro é uma construção histórica, literária, teológica e psicológica que causou impressões, distorções e alvoroços na mentalidade e moralidade da sociedade ocidental nos respectivos séculos.

PALAVRAS-CHAVE: Diabo. Monstro. Literatura. Teologia. História.

 

ABSTRACT: This article aims to present the historical trajectory of the Devil as a literary character from the creation of a satanic literature in Europe in the sixteenth century, crossing the philosophical rationalism of the seventeenth and eighteenth centuries, entering the interior of the human being with psychoanalysis in the twentieth century, until the adaptations for the cinema in century XX and XXI. We will use as theoretical reference the studies of Albert Cousté, Peter Stanford, Luther Link, Robert Muchembled, among others, that approach the Devil as literary character in order to find in this elements of monstrosity that touch human subjectivity, psychology and emotion. By this we affirm that the Monster Devil is a historical, literary, theological and psychological construction that caused impressions, distortions and upheavals in the mentality and morality of the western society in the respective centuries. 

KEYWORDS: Devil. Monstro. Literature. Theology. Story.

 

RESUMEN: Este artículo tiene como objetivo presentar la trayectoria histórica del Diablo como personaje literario desde la creación de una literatura satánica en Europa en el siglo XVI, atravesando el racionalismo filosófico de los siglos XVII y XVIII, adentrando en el interior del ser humano con el psicoanálisis en el siglo XX, hasta las adaptaciones para el cine en el siglo XX y XXI.  utilizaremos como referencial teórico los estudios de Albert Cousté, Peter Stanford, Luther Link, Robert Muchembled, que abordan al diablo como personaje literario a fin de encontrar en estos elementos de monstruosidad que tocan la subjetividad, la psicología y la emoción humanas. Con eso afirmamos que el Diablo-Monstruo es una construcción histórica, literaria, teológica y psicológica que causó impresiones, distorsiones y alboroto en la mentalidad y moralidad de la sociedad occidental en los respectivos siglos.

PALABRAS CLAVE: Diablo. Monstruo. Literatura. Teología. História.


Texto completo:

PDF - P. 33-49

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