A performance política do rap de Gabriel O Pensador / The political performance of Gabriel's rap
Resumo
RESUMO: Com base nas especificidades dos textos multimodais, apresentamos uma abordagem interpretativa da performance política de Gabriel O Pensador no videoclipe do rap “Tô feliz (Matei o presidente) 2”. A força ideológica desse rap traz à tona diferentes identidades que se engajam na luta social, como a do artista e a do cidadão inconformado com a corrupção no Brasil. Partimos dos estudos culturais para dar destaque à linguagem híbrida do rap: aspectos orais, campo visual e contestação das injustiças sociais. Metodologicamente, exploramos os conceitos: “hibridismo”, de H. Bhabha, especificidades ideológicas do rap, propostas por E. Salles, e a performance artística como resistência, conforme P. Zumthor.
PALAVRAS-CHAVE: Rap brasileiro. Hibridismo. Performance.
ABSTRACT: Based on the specificities of the multimodal texts, we present an interpretative approach to the political performance of Gabriel O Pensador in the rap video clip "Tô feliz (Matei o presidente) 2". The ideological strength of this rap brings to the fore different identities that engage in the social struggle, such as that of the artist and that of the unconformity citizen about corruption in Brazil. We started from cultural studies to highlight the hybrid language of rap: oral aspects, visual field and contestation of social injustices. Methodologically, we explored the concepts: "hybridism", by H. Bhabha, ideological specificities of rap, proposed by E. Salles, and artistic performance as resistance, according to P. Zumthor.
KEYWORDS: Brazilian Rap. Hybridity. Performance.
Texto completo:
PDF - P. 440-450Referências
BHABHA, Homi. O entre-lugar das culturas. In: BHABHA, Homi. O bazar global e o clube dos cavalheiros ingleses. Organização de Eduardo Coutinho. Rio de Janeiro: Rocco, 2011. p. 80-94.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila et al. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
BHABHA, Homi. O terceiro espaço. Entrevista concedida a Jonathan Rutherford. Revista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 24, p. 36-41, 1996.
GOMES, Carlos Magno. O modelo cultural de leitura. Revista Nonada, v. 1, n. 18, p. 167-183, 2012.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução de Adelaine La Gaurdia Resende et al. Belo Horizonte, UFMG, 2003.
PENSADOR, Gabriel. Tô Feliz (Matei o Presidente) 2. Disponível em: https://www.letras.mus.br/?q=To%20feliz%20matei%20o%20presidente%202. Acesso em: 23 jan. 2018.
PENSADOR, Gabriel. Tô feliz (Matei o Presidente) 2. Videoclipe dirigido por PH Stelzer. Granja Filmes, 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cBiKePi3QMY. Acesso em: 14 mar. 2018.
RESENDE, Beatriz. Os estudos culturais e a política dos saberes. In: GUINSBURG, J.; BARBOSA, Ana Mae (Org.). O pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 245-259.
SALLES, Ecio. Poesia Revoltada. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007.
SANTANA, Maria da Piedade. Leitura de rap no contexto escolar: uma proposta de multiletramentos. 2018, 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, Sergipe.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2019 Guavira Letras