Representações Sociais do Brasil em A Bola / Social Representations of Brazil in A Bola
Resumo
Representações Sociais do Brasil em A Bola
RESUMO: O artigo consiste na análise das representações sociais de um conjunto de notícias veiculadas pelo jornal esportivo português A Bola, em sua versão online, quando da realização da Copa do Mundo de Futebol, no Brasil, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014. Trata-se especificamente de verificar a forma como os brasileiros foram representados nesse jornal de grande circulação à luz de pressupostos de epistemologias críticas dos estudos linguísticos contemporâneos, em especial os da Análise Crítica do Discurso. Dentre eles, dar-se-á particular destaque ao trabalho desenvolvido por Theo van Leeuwen (2008) e a consequente construção de identidade de tais atores. Os resultados revelam um papel importante na produção de significado que afetam o modo como, em geral, o jornal representa os brasileiros, como as mazelas, a pobreza, a violência e, pela via do futebol, o Brasil fracassado que, por ser o “país do futebol”, ter perdido de forma desastrosa na semifinal do Mundial.
PALAVRAS-CHAVE: Análise Crítica do Discurso. Representações sociais. Futebol. Identidade.
Social Representations of Brazil in A Bola
ABSTRACT: The article consists of the analysis of the social representations of a set of news published by the Portuguese sports newspaper A Bola, on its online version, during the World Cup in Brazil, between June 12 and July 13 2014. It is specifically a question of verifying how the Brazilians were represented on this newspaper of great circulation in the light of assumptions of critical epistemologies of contemporary linguistic studies, especially those of Critical Discourse Analysis. Among them, the work developed by Theo van Leeuwen (2008) and the consequent construction of the identity of such actors will be highlighted. The results reveal an important role in the production of meaning that affects how the newspaper in general represents the Brazilians, such as maladies, poverty, violence and, through soccer, how Brazil, the "country of soccer", failed when losing the semifinal of the World Cup in such a disastrous way.
KEYWORDS: Critical Discourse Analysis. Social representations. Soccer. Identity.
Representaciones Sociales de Brasil en A Bola
RESUMEN: El artículo consiste en el análisis de las representaciones sociales de un conjunto de noticias publicadas por el periódico deportivo portugués A Bola, en su versión en línea, durante la Copa del Mundo en Brasil, entre el 12 de junio y el 13 de julio de 2014. Se verifica específicamente cómo los brasileños estaban representados en este periódico de gran circulación a la luz de los supuestos de las epistemologías críticas de los estudios lingüísticos contemporáneos, especialmente los del análisis crítico del discurso. Entre ellos, se destacará el trabajo desarrollado por Theo van Leeuwen (2008) y la consiguiente construcción de la identidad de dichos actores. Los resultados revelan un papel importante en la producción de significado, lo que afecta la manera en que el periódico en general representa a los brasileños, estigmatizandolos a través de una representación que enfatiza la pobreza, violencia y, a través del fútbol, aludiendo a como Brasil, el "país del fútbol", fracasó al perder la semifinal de La Copa del Mundo de una manera tan desastrosa.
PALABRAS CLAVE: Análisis Crítico del Discurso. Representaciones sociales. Fútbol. Identidad.
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PDF - P. 109-125Referências
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