Letramento de percurso: uma concepção de letramento inspirada no PIBID na Uergs / Course Literacy: a literacy concept inspired by the PIBID in the Uergs

Ana Carolina Martins da SILVA (UCS/UniRitter), Maria Alzira LEITE (UCS/UniRitter)

Resumo


Letramento de percurso: uma concepção de letramento inspirada no PIBID na Uergs

RESUMO: O objetivo geral deste artigo é mapear as representações de docência, construídas por universitários e docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), considerando a experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Essas representações, evidenciadas nos modos de dizer, nas pistas do processo de letramentos imbricadas nas práticas, nas atitudes dos bolsistas e docentes da Uergs,  são reveladoras de identidades docentes manifestadas na obra: “Os impactos do PIBID na iniciação à docência na UERGS”, de Lemos e Azevedo. (org.), 2017.  Neste trabalho, pretende-se (1) analisar as pistas desses letramentos, elementos basilares na formação de pessoa do discente, no que diz respeito ao engajamento socioeducativo dos envolvidos; (2) investigar em que medida a mediação efetuada pelo ambiente educativo influencia essa formação; e (3) verificar de que forma ações emancipadoras e intervencionistas, com consequência identitária em relação à docência, são registradas na obra. A abordagem metodológica é de pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, com caraterísticas de pesquisa descritiva, intervencionista, e de estudo de caso, sob um enfoque dialético. A abordagem teórica seguirá as concepções sobre letramento de Tfouni (2002); Soares (2009); Kleiman (1995); e sobre linguística e interação via linguagem de Fiorin (2015), Flores e et al. (2009), dentre outros da área. Do apurado até agora, emergiu do processo desencadeado pelos PIBIDianos da Uergs um tipo de Letramento que se sugere como um novo conceito de letramento: o Letramento de Percurso.

PALAVRAS-CHAVE: Pibid. Uergs. Letramento de Percurso. Docência. Produção Textual.

 

Course Literacy: a literacy concept inspired by the PIBID in the Uergs

ABSTRACT: The general aim of this article is to map the representations of teaching, built by university students and professors of the State University of Rio Grande do Sul (Uergs), considering the experience in the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarships (PIBID). These representations, evidenced in the ways of saying, in the clues of the process of literacy imbricated in the practices, in the attitudes of scholars and professors from Uergs, are revealing of teaching identities manifested in the work: "The impacts of PIBID in the initiation to teaching at UERGS", by Lemos and Azevedo. (org.), 2017. In this work, it is intended to (1) analyze the clues of these literacies, basic elements in the formation of the student's person, with respect to the socio-educational engagement of those involved; (2) to investigate the extent to which mediation by the educational environment influences such training; and (3) to verify how emancipatory and interventionist actions, with an identity consequence in relation to teaching, are recorded in the work. The methodological approach is qualitative research, of bibliographic character, with characteristics of descriptive, interventionist research, and of case study, under a dialectical approach. The theoretical approach will follow the conceptions on literacy of Tfouni (2002); Soares (2009); Kleiman (1995); and on linguistic and language interaction by Fiorin (2015), Flores et al. (2009), among others in the area. From the experience so far, emerged from the process triggered by the PIBIDians from Uergs a type of Literacy that is suggested as a new concept of literacy:  Course Literacy.

KEYWORDS: Pibid. Uergs. Course Literacy. Teaching. Text production.

 

Letramento de recorrido: una concepción de letramento inspirada en el PIBID en la Uergs

RESUMEN: El objetivo general de este artículo es mapear las representaciones de docencia, hechas por estudiantes universitarios y docentes de la Universidad estatal de Rio Grande do Sul (Uergs), considerando la experiencia en el Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Estas representaciones, evidenciadas en las formas de decir, en las pistas del proceso de letramento imbricadas en las prácticas y en las actitudes de los becarios y docentes de la UERGS, son reveladoras de identidades docentes manifestadas en la obra: Los impactos del PIBID en la iniciación a la docencia en la UERGS, de Lemos e Azevedo (Org), 2017. En este trabajo, tenemos la intención de (1) analizar las pistas de estos letramentos, los elementos básicos de la persona, la formación del estudiante en lo que respecta a la participación e a lo compromisso socioeducativo; (2) investigar en qué medida la mediación, hecha el ambiente educativo, influye en esa formación; y (3) verificar de qué forma las acciones emancipadoras e intervencionistas, con consecuencia identitaria en relación a la docencia, se registran en la obra. El enfoque metodológico es de investigación cualitativa, de carácter bibliográfico, con características de investigación descriptiva, intervencionista y de estudio de caso, bajo un enfoque dialéctico. El enfoque teórico seguirá las concepciones sobre letramento de Tfouni (2002); Soares (2009); Kleiman (1995); y sobre lingüística e interacción vía lenguaje de Fiorin (2015), Flores y et al. (2009), entre otros del área. Desde el punto de vista, hasta ahora, emergió del proceso desencadenado por los alumnos beneficiarios del PIBID de la UERGS un tipo de Letramento que se sugiere como un nuevo concepto de letramento: el Letramento de Recorrido.

PALABRAS CLAVE: Pibid. UERGS. Letramento de recorrido. Enseñanza. Producción textual


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PDF - P. 247-263

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