A negociação de co-pertencimento de professores e alunos na sala de aula de PLE / The negotiation of categorization of teachers and students in the PLE classroom

Caroline Caputo PIRES (UFSB)

Resumo


A negociação de co-pertencimento de professores e alunos na sala de aula de PLE

RESUMO: O presente artigo apresenta como as experiências vivenciadas por professores e alunos de Português como Língua Estrangeira (PLE) influenciam a construção de categorias culturais, bem como suas construções identitárias ao longo do processo de ensino/aprendizagem. Os aprendizes, como membros de uma cultura específica, ordenam seus conhecimentos categoricamente de acordo com suas percepções e interpretações do mundo social e as organizam em coleções de categorias (SACKS; JEFFERSON, 1992). Entende-se o conceito de identidade como uma questão de pertencimento (SCHEGLOFF, 2007), ou seja, o que o aprendiz de PLE observa ter em comum com os outros aprendizes na interação e o que o diferencia dos demais a partir de uma observação dos conhecimentos linguísticos e culturais nas práticas sociais. Dessa forma, a base empírica deste artigo focaliza os conceitos de categorização de pertencimento analisados em questionários sobre interações interculturais realizadas em 2015 nas aulas de PLE na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

PALAVRAS-CHAVE: Categorização de Pertencimento. Identidade. Análise da Conversa. Português como Língua Estrangeira.

 

The negotiation of categorization of teachers and students in the PLE classroom

ABSTRACT: This article presents how the experiences of teachers and students of Portuguese as a Foreign Language (PFL) influence the construction of cultural categories, as well as their identity constructions throughout the teaching and learning process. Students, as members of a specific culture, order their knowledge categorically according to their perceptions and interpretations of the social world and organize them into collections of categories (SACKS; JEFFERSON, 1992). The concept of identity is understood as a matter of categorization (SACKS; SCHEGLOFF, 2007), that is, what the apprentice of PFL observes to have in common with the other apprentices in the interaction and what differentiates it from others based on an observation of linguistic and cultural knowledge in social practices. Thus, the empirical basis of this article focuses on the concepts of categorization of belonging analyzed in questionnaires on intercultural interactions held in 2015 in PLE classes at the Federal University of Viçosa (UFV).

KEYWORDS: Membership Categorization. Identity. Conversation Analyses. Portuguese for Foreigners.

 

La negociación de co-pertenencia de profesores y estudiantes en el aula de PLE

RESUMEN: Este artículo muestra cómo las experiencias vividas por los profesores y estudiantes de portugués como lengua extranjera (PLE) influyen en la construcción de categorías culturales, así como sus construcciones de identidad en todo el proceso de enseñanza/aprendizaje. Los aprendices, como miembros de una cultura específica, ordenan sus conocimientos categóricamente de acuerdo con sus percepciones e interpretaciones del mundo social y las organizan en colecciones de categorías (SACKS, JEFFERSON, 1992). Se entiende el concepto de identidad como una cuestión de pertinencia (SACKS; SCHEGLOFF, 2007), o sea, lo que el aprendiz de PLE observa tener en común con los otros aprendices en la interacción y lo que lo diferencia de los demás a partir de una observación de los conocimientos lingüísticos y culturales en las prácticas sociales. De esta forma, la base empírica de este artículo enfoca los conceptos de categorización de pertenencia analizados en cuestionarios sobre interacciones interculturales realizadas en 2015 en las clases de PLE en la Universidad Federal de Viçosa (UFV).

PALABRAS CLAVE: Categoría de Pertenencia. Identidad. Análisis de la conversación. Portugués como lengua extranjera.


Texto completo:

PDF - P. 264-279

Referências


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