Um olhar discursivo para o crime bárbaros em tempos pós-modernos

Sílvia Mara de Melo (UFGD)

Resumo


Pretendeu-se, neste artigo, analisar dois acontecimentos midiáticos envolvendo a temática da violência e da criminalidade a partir do arcabouço teórico da Análise do Discurso de tendência francesa. Procuramos dialogar com os conceitos de Michel Foucault (2011) e Jean-Jacques Courtine (2013), pois tais autores trazem à tona a temática da violência, tema que propusemos estudar nesta pesquisa. O corpus que  compôs nossa análise diz respeito a duas matérias jornalísticas que trazem como títulos “(1) mulher confessa ter matado e esquartejado executivo da yoki”, noticiado em 2012 e “(2) corpo de aeromoça é encontrado dentro de mala no interior de SP”, noticiado em 2015, tais notícias foram extraídas de jornais on-line. Justificamos o seu emprego porque ambas as matérias relatam crimes de assassinatos por esquartejamento, assunto de nosso interesse neste momento. Além dessas notícias, trouxemos ainda uma reflexão acerca do enredo do conto “A causa secreta” de Machado de Assis, a escolha se deu porque, resguardadas as diferenças entre o gênero ficcional e o midiático, há semelhanças entre as atitudes das personagens que compõem todo o cenário envolvendo barbaridades. 


Texto completo:

PDF - p. 105-115

Referências


ASSIS, J. M. M. A Causa Secreta. In: Várias Histórias. Obras completas de Machado de Assis. Rio de Janeiro. Nova Aguillar, 1985, v. 2.

COURTINE, J.J. Decifrar o corpo – pensar com Foucault. Tradução de Francisco Morás. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito (curso dado no collège de France 1981-1982). Tradução de Márcio Alves da Fonseca & Salma Tannus Muchail. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

______. Os anormais. Curso no Collége de France (1974-1975). Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

______. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. 39. ed. Tradução de Raquel Ramalhete. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

MATOS, F. Mulher confessa ter matado e esquartejado executivo da YOKI. Extraído de:< http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/2012-06-06/mulher-confessa-ter-esquartejado-executivo-da-yoki.html>. Acesso em 20 de outubro de 2014.

VANTINE, V. Corpo de aeromoça é encontrado dentro de mala no interior de SP. Extraído de:< http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/03/corpo-de-aeromoca-e-encontrado-dentro-de-mala-no-interior-de-sp.html>. Acesso em 12 de março de 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Guavira Letras (PPG-Letras) - ISSN 1980-1858 (Qualis A2)