O sujeito discursivo pós-revolução francesa: Antonin Carême

Rita Maria Ribeiro Bessa (UFBA)

Resumo


Antonin Carême é considerado o cozinheiro dos reis e o rei dos cozinheiros na França do final do século XVIII e primeira metade do XIX. Ele é o autor de L'art de la cuisine française au XIXe siècle. A leitura do primeiro volume desta obra permite perceber que o chefe Carême ocupa posições discursivas diferentes. O objetivo deste artigo é mostrar este movimento do sujeito ao tecer o seu discurso. Para as análises, o campo teórico usado é a análise do discurso francesa. São apresentadas as definições de discurso e condições de produção e nesta são mostrados os fatos sócio-históricos que permearam a elaboração do discurso de Carême e sobretudo, os conceitos de sujeito  que permitem entender os seus deslocamentos. Acredita-se que tais reflexões contribuam para ampliar o entendimento da noção de sujeito discursivo

Texto completo:

PDF - p. 95-104

Referências


CARÊME, Antonin. L’art de la cuisine française au XIX siècle; Traité élémentaire et pratique. Tome I. Paris, chez MM.,1833.

COURTINE, Jean-Jacques. La noción de condición de producióndel discurso. In : ____. Análisis del discurso político (el discurso comunista dirigido a los cristianos). Trad.Maríadel Carmen Saint-Pierre. Fortune City, Web Hosting, Domain Names, Photo Album, 1981. p. 19-37.

FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do discurso:reflexões introdutórias. 2 ed. São Carlos: ClaraLuz, 2007.

KELLY, IAN. Câreme Cozinheiro dos reis. Trad. Maria Slade Oliveira. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2005.

MAINGUENEAU, D. Termos-chave da análise do discurso. Trad. Márcio Venício Barbosa, Maria Emínlia Amarante Torres Lima. Belo Horizonte: EDUFMG, 2000.

ORLANDI, Eni. Análise de discurso; princípios e procedimentos. 4. ed. Campinas: Pontes, 2002.

ORLANDI, Eni et al. Sujeito e texto. São Paulo : EDUC,1988.

PÊCHEUX, Michel. O discurso;estrutura ou acontecimento. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. 3 ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 2002.

POSSENTI, Sírio. Os limites do discurso;ensaios sobre discurso e sujeito. Curitiba: Criar Edições, 2002.

TREFZER, R. Clássicos da literatura culinária: os mais importantes livros da gastronomia. Trad. Marcelo Rondinelli. São Paulo: Senac, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Guavira Letras (PPG-Letras) - ISSN 1980-1858 (Qualis A2)