A funcionalidade de assim em contextos de parêntese e paráfrase em cartas paulistas

Lúcia Regiane LOPES-DAMASIO

Resumo


RESUMO: Este trabalho, desenvolvido no âmbito do Projeto para a História do Português Paulista, tem como objeto de estudo o item assim,em contextos de parêntese e paráfrase, e objetiva analisar, qualitativamente, sob a perspectiva teórica textual-interativa, o funcionamento desse itemnesses processos de construção textual. No âmbito dessa perspectiva de análise, assentada numa concepção de linguagem e de texto fundamentalmente pragmática, segundo Jubran (1996a, 1996b, 1999, 2006), a linguagem verbal constitui uma realidade complexa e, por isso, definida por critérios igualmente complexos. Elege-se, portanto, uma visão de linguagem como “forma de ação e de interação social”. Segundo a ótica pragmática pela qual se recorta esse conceito de linguagem, aspectos interacionais encontram-se inscritos nos textuais, tornando-se inerentes a eles. Esse
imbricamento textual-interativo permite a realização de um estudo diacrônico sob essa perspectiva teórica. O corpus deste trabalho é constituído por cartas, do período correspondente aos séculos XVIII, XIX e XX. Os resultados revelam, por meio de uma descrição-analítica do funcionamento do item assim nos contextos de parentetização e parafraseamento, um apontamento de relações entre o funcionamento do item nesses contextos e
seu processo de mudança via gramaticalização.

PALAVRAS-CHAVE: Parêntese; Paráfrase; Textual-interativa; Gramaticalização.

ABSTRACT: The present paperwork, developed in the scope of the Projeto para a História do Português Paulista (Project for the History of Paulista Portuguese), has the item assim as its object of study, in contexts of parenthesis and paraphrase, and it aims at analyzing, qualitatively , under the textual-interactive theoretical perspective, the functioning of this item in these processes of textual construction. In the scope of the
perspective of analysis, presented in a conception of language and text that is mainly pragmatic, according to Jubran (1996a, 1996b, 1999, 2006), the verbal language constitutes a complex reality and, for that reason, it is defined by equally complex criteria.It is elected, therefore, a view of language as "way of social action and interaction”.According to the pragmatic view, through which we get to this concept of language, interactional aspects are found in textual aspects, becoming inherent to them. This textual-interactive impediment allows us to perform a diachronic study under this theoretical perspective. The corpus of this research is constituted of letters, dating from the period of time correspondent to the XVIII, XIX and XX centuries. The results show, through an analytical description of the functioning of the item assim in the contexts of parenthesis and
paraphrase, an indication between the functioning of the item in these contexts and its process of change through grammaticalization.

KEYWORDS: Paraphrase; Textual-Interactive; Grammaticalization.


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