O personagem Chico Bento como recurso didático e o que ele revela sobre os conhecimentos de variação linguística de professores e futuros professores
Resumo
Texto completo:
PDF - p. 130-148Referências
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolingüística e educação. São Paulo: Parábola, 2005.
COELHO, Izete Lehmkuhl et al. Para conhecer sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.
CYRANKA, Lucia F. Mendonça. A pedagogia da variação linguística é possível? In: Zilles, Ana Maria Stahl; Faraco, Carlos Alberto (orgs.) Pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2015. p. 31-51.
FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.
GERALDI, João Wanderley. Práticas de sala de aula. In: Geraldi, João Wanderley (org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
GONZÁLEZ, César Augusto. Variação linguística em livros de português para o EM. In: Zilles, Ana Maria Stahl; Faraco, Carlos Alberto (orgs.) Pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2015. p. 225-245.
GÖRSKI, Edair Maria; COELHO, Izete Lehmkuhl. Variação linguística e ensino de gramática. Working Papers em Linguística, v. 10, n. 1, p. 73-91, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/workingpapers/article/view/1984-8420.2009v10n1p73. Acesso em: 30 jul. 2015.
LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, 2008.
LIMA, Ricardo Joseh. Variação linguística e os livros didáticos de português. In: Martins, Marco Antonio; Vieira, Silvia Rodrigues; Tavares, Maria Alice (orgs.) Ensino de português e sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. p. 115-131.
MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. “O português são dois”: novas fronteira, velhos problemas. São Paulo: Parábola, 2004.
MENDONÇA, Márcia. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: Bunzen, Clecio; Mendonça, Márcia (orgs.) Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. P. 199-226.
SOARES, Magda. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: Bagno, Marcos (org.) Lingüística da norma. São Paulo: Loyola, 2004. p. 155-177.
TARALLO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. São Paulo: Ática, 2007.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Guavira Letras (PPG-Letras) - ISSN 1980-1858 (Qualis B2)