DA RECEPÇÃO CRÍTICA À RECEPÇÃO CRIATIVA: DUAS ABORDAGENS DA FICÇÃO CYBERPUNK NO BRASIL
Resumo
Resumo:O objetivo deste artigo é analisar a recepção brasileira dovcyberpunk, subgênero da ficção científica norte-americana. Entretanto, alémvde revisar resenhas e posfácios da primeira edição brasileira de duas obras cyberpunks – Piratas de Dados(1990), de Bruce Sterling, e Neuromancer (1991), de William Gibson –, analisaremos as obras brasileiras que dialogam com o gênero norte-americano.
Palavras-chave:Ficção Científica – Cyberpunk – Literatura Comparada
Abstract:The objective of this article is to analyze the Brazilian reception of cyberpunk, subgenre of north-American science fiction. However, further to revise lists and postfaces of the first Brazilian edition of two cyberpunks works – Piratas de Dados(1990), by Bruce Sterling, and Neuromancer (1991), by William Gibson –, we will analyze the Brazilians works that dialogue with the north-American genre.
Key words:Science Fiction – Cyberpunk – Comparative Literature
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Guavira Letras (PPG-Letras) - ISSN 1980-1858 (Qualis A2)