Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Guavira Letras, criada e publicada desde 2005, sem interrupção, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras do Campus de Três Lagoas, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tem como missão promover e divulgar pesquisas produzidas nos campos dos Estudos Linguísticos e dos Estudos Literários.

A revista tem por objetivo principal a divulgação de trabalhos inéditos de cunho teórico ou crítico, na forma de artigos ou ensaios, publicados nas seções fixas “Dossiê” e “Vária”. Publica também resenhas, traduções, entrevistas, resenhas e textos literários inéditos. Os “Dossiês” têm por objetivo tratar de temas específicos e de interesse no âmbito dos Estudos Linguísticos e dos Estudos Literários.

Os artigos podem ser enviados em português, espanhol ou inglês, devendo ser inéditos e, necessariamente, atender a normas específicas de publicação disponíveis na página da revista: Diretrizes de formatação e normatização dos manuscritos e Diretrizes para os autores

Em formato eletrônico, a Guavira Letras, desde 2018, reúne quadrimestralmente artigos originais e inéditos, resenhas, entrevistas originais e inéditas, traduções, e, eventualmente, textos literários inéditos.

A partir de 2018, a Guavira Letras é editada em três números anuais, alternando estudos das áreas de Estudos Linguísticos e de Estudos Literários. De 2005 a 2017, a revista reuniu semestralmente artigos originais e inéditos, resenhas, entrevistas originais, traduções e inéditas e, eventualmente, textos literários inéditos.

Colaboradores nacionais e internacionais estão convidados a submeter artigos, resenhas, entrevistas, traduções e textos literários em português, inglês e espanhol, devendo ser inéditos e seguir as normas de publicação presente no site: http://websensors.net.br/seer/index.php/guavira/about/editorialPolicies#custom-5  ou http://websensors.net.br/seer/index.php/guavira/about/submissions#authorGuidelines

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentação - Dossiê

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Estudos Linguísticos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Estudos Literários

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Vária

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Volume Completo

Volume completo

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Oficina de criação literária

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pareceristas

Equipe de pareceristas. Avaliação as cegas

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação - Vária

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Informações gerais da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

DIVERSOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENTREVISTA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Não será solicitado aos autores qualquer pagamento pela edição ou publicação de seus artigos.

A seleção de trabalhos para publicação é feita em duas etapas.

Na primeira, o trabalho é avaliado pela Comissão Editorial, que faz uma análise prévia de seu conteúdo e forma para ver se ele se enquadra na política editorial da Revista e se segue as normas de publicação.  A desqualificação do trabalho nesta etapa ocorre quando o manuscrito:

1) desconsidera as normas da ABNT, principalmente no que se refere a citações, referências bibliográficas, identificação de tabelas e figuras ao longo do texto;

2) apresenta redação inadequada, com evidente falta de domínio da linguagem acadêmica, incluindo problemas de coesão, erros linguísticos e problemas de digitação;

3) apresenta uma simples revisão sem posicionamento crítico;

4) desconsidera a formatação indicada nas normas da Revista.

5) não apresenta autoria de pelo menos um doutor na área de interesse.

6) apresenta auto-plágio ou plágio de terceiros em partes do artigo ou nele completo.

Se o trabalho atende a esses requisitos básicos, ele é enviado para dois membros do Conselho Editorial ou pareceristas ad hoc, que avaliam os seguintes aspectos: a atualização e contribuição do tema para à área do conhecimento, originalidade da pesquisa, consistência teórica do texto, clareza da metodologia, referências bibliográficas atualizadas e pertinentes e redação adequada à norma padrão.

Apenas os trabalhos aprovados pelos dois pareceristas serão encaminhados para publicação. Em casos de extrema discordância entre os pareceres, uma terceira avaliação é solicitada.

A aceitação do trabalho implica na transferência automática dos direitos autorais para a Revista.

O processo completo de recebimento, pré-avaliação, avaliação às cegas e resposta final tem levado em média 70 dias.

 

Periodicidade

Quadrimestral (a partir de 2018).

A Guavira Letras publica um volume por ano e três números por volume, com publicações previstas para abril, agosto e dezembro.

De 2005 a 2017, a revista foi semestral, publicando um volume por ano e dois números por volume, com publicações previstas para junho e dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista não cobra encargos para submissão, nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Indexadores

  • A revista Guavira Letras está cadastrada nos seguintes indexadores:
  • LivRe
  • Diadorim
  • Sumários.org

 

Taxa de processamento de artigos

Esta revista não cobra qualquer tipo de taxa dos autores para submissão e processamento de manuscritos.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir:

  1. A submissão que não estiver de acordo com as normas será devolvido ao(s) autor (es).
  2. O trabalho está redigido em português, espanhol ou inglês.
  3. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  4. O artigo é de autoria, preferencialmente, de, pelo menos, um(a) doutor(a) na área de investigação.
  5. Os trabalhos de pós-graduandos, assim como os de Mestres, só serão aceitos se apresentados em co-autoria com um Professor Orientador, doutor na área de investigação.
  6. Caso o artigo seja recorte de tese ou dissertação, o(s) autor(es) deve(m) informar, em "Comentários ao editor", que se trata de excerto e inserir a referência bibliográfica completa do trabalho. Tal informação não deve consta no manuscrito submetido.
  7. O manuscrito para submissão está adequado ao tema proposto na chamada para as seções Dossiê ou Vária.
  8. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, seguindo as normas da revista e, no que não estiver explícito nas normas, a normativa em vigor da ABNT
  9. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  10. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  11. A identificação de autoria deste artigo submetido foi removida do arquivo e da opção Propriedades do Documento, garantindo desta forma o critério de sigilo, conforme instruções disponíveis, e assegurando a avaliação às cegas pelos pares. (Ver: Processo de avaliação pelos pares)
  12. Após aprovação e edição final do artigo, todos os autores devem se comprometer em explicitar, ao final do artigo, se: a) tiveram acesso ao corpus de pesquisa; b) participaram ativamente da discussão dos resultados; e, c) procederam à revisão e aprovação da versão final do trabalho.

 

Encaminhamento do manuscrito

Os autores (no máximo 3 autores) devem realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista; na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”, observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). É importante “salvar” as informações registradas.

Depois de ter realizado esses passos, passar para “SUBMISSÕES ATIVAS” e iniciar o processo de submissão através do link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”, no qual irá realizar os cinco passos básicos:

1 – Início: escolha a seção apropriada para submissão (Dossiê ou Vária), confirmar se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e informar, em “Comentários para o Editor”, para qual número da revista está submetendo o artigo, assim como, se necessário, inserir outras informações importantes;

2 – Transferência do manuscrito: realizar a transferência do arquivo para o sistema;

3 – Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome, e-mail, ORCID ID (caso tenha), instituição, cidade, estado e país, resumo da biografia, título e resumo, indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado e referências bibliográficas do artigo;

4- Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto;

5- Confirmação: Concluir a submissão.

Após concluir os cinco passos acima descritos, o autor deve aguardar o e-mail do editor e, nesse ínterim, poderá acompanhar todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros do Conselho Editorial e pelos Editores da revista.

 

Forma e preparação do manuscrito

O formato dos trabalhos deve ser compatível com a plataforma Windows, e os textos devem ter margens laterais de 3 cm, Times New Roman, corpo 12 e espaço 1,0, enviados em arquivo sem identificação do autor.

Informamos que o nome do autor não pode constar no texto enviado para a revista. Se o autor vier a citar a si mesmo no trabalho, deverá substituir as referências a seu nome por "autor", além de não citar o título do trabalho em questão. Em caso de aceite do artigo, essas informações deverão ser inseridas posteriormente, na etapa de revisão, com nome completo, instituição, titulação e demais informações solicitadas pelo setor de revisão.

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados em Condições para Submissão. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão informadas aos autores bem como os trabalhos que não forem aprovados pelos pareceristas para publicação.

Para assegurar a integridade da avaliação às cegas pelos pares, para submissões à revista, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores durante o processo. Isto exige que autores tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento: 1) Os artigos devem ser enviados sem o nome do autor e sem notas biográficas ou explicativas que possam permitir a identificação do autor. 2) Quando o artigo fizer referências a trabalhos do próprio autor – possibilitando, portanto, sua identificação - as citações no corpo do texto e nas Referências devem vir como nos exemplos a seguir. Exemplo: AUTOR (2004); AUTOR (2009). 3) Em documentos do Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades> Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança ou Detalhes > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

As referências seguirão a norma ABNT NBR 6023 ou outra atual, quando houver. No corpo do texto e entre parênteses: AUTOR, ano da publicação e o número da(s) página(s). Ao final do artigo o autor deverá listar as referências citadas ao longo do texto em ordem alfabética.

 

Diretrizes de formatação e normatização dos manuscritos

Configurações gerais:

Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol e inglês, e devem, necessariamente, atender às normas específicas definidas pela revista.

Os artigos deverão ter no mínimo 8 (oito) e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo referências e anexos.

As resenhas deverão ter no mínimo de 3 (três) e no máximo de 5 (cinco) páginas e devem tratar de livros publicados nos últimos 30 meses. Somente serão aceitas resenhas de caráter crítico que aportem novos conhecimentos além do simples resumo de uma obra, que contenham referências bibliográficas e conteúdo que apresente potencial para receber citações.

Os artigos e as resenhas devem ser redigidos em arquivo Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha 1,0, alinhamento justificado, margens de 3.0 cm (esquerda, direita, superior e inferior), parágrafos e alíneas com recuo de 1.25 cm, compatível com a plataforma Windows. 

Formato de manuscrito:

Os artigos deverão ter no mínimo 8 (oito) e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo referências e anexos.

1 – Configuração da página: tamanho do papel A4 (21,0x 29,7 cm), com margens superior e inferior: 3 cm; direita e esquerda: 3 cm; sem numeração de páginas.

2 – Tipo de letra: Times New Roman, corpo 12.

3 – Espaçamento: 1,0 (simples) entre linhas e parágrafos; deixar uma linha em branco (1,0) depois do título do artigo, do título de cada sessão do artigo e entre partes do texto (tabelas, ilustrações, citações, etc.). Deixar uma linha (1,0) entre o RESUMEN/PALABRA CLAVE e o início do texto.

4 – Adentramento: 1,25cm de margem para início de parágrafos.

5 – Elementos ilustrativos: tabelas, figuras, desenhos, gráficos, fotos, etc., devem ser inseridas no texto, logo após serem citadas, contendo a devida explicação na parte inferior da mesma, numeradas sequencialmente. Serão referidas, no corpo do texto, de forma abreviada. Exemplo: Fig. 1., Fig. 2 e etc. Para anexos que constituem textos já publicados, incluir bibliografia completa bem como permissão dos editores para publicação. Além disso, a Guavira Letras somente publicará imagens que estiverem acompanhadas das autorizações de uso, se for o caso.

6 – Declaração da contribuição de autores: a autoria atribui crédito e implica responsabilidade pelo conteúdo publicado. Após aprovação e edição final do artigo, todos os autores devem se comprometer em explicitar, ao final do artigo, se: a) tiveram acesso ao corpus de pesquisa; b) participaram ativamente da discussão dos resultados; e, c) procederam à revisão e aprovação da versão final do trabalho.

Os originais devem também conter os seguintes dados, obedecendo à sequência indicada:

1 – Título em português ou na língua estrangeira em que o artigo foi escrito, fonte 14, Times New Roman, centralizado sem margem, maiúsculas apenas para primeira letra ou nomes próprios.

Uma linha abaixo, informar a tradução do título para o inglês e para o espanhol, em negrito, fonte 13, Times New Roman.

Quando o artigo for escrito em língua estrangeira (inglês ou espanhol), deve constar a tradução do título para o português.

2 – RESUMO: Após três linhas (espaçamento simples) abaixo do título, colocar a palavra RESUMO (fonte sem itálico) deve estar em maiúsculas, sem adentramento, com dois pontos, fonte 10, Times New Roman. Iniciar o texto do resumo na mesma linha.

Redigir o texto em parágrafo único, justificado, fonte 10, Times New Roman. O resumo do artigo deve indicar objetivos, referencial teórico utilizado, resultados obtidos e conclusão. 

O texto do resumo, na língua em que foi escrito o artigo, deverá ter, no mínimo, 50 palavras, e, no máximo, 150 palavras. O primeiro resumo, na língua do artigo, precisa ser colocado três linhas (espaço 1,0 cm) depois do título do artigo e os outros resumos devem ser colocados logo após.

As palavras ABSTRACT/RESUMEN (fonte itálico) devem aparecer em maiúsculas, com dois pontos e sem adentramento. Iniciar o texto do ABSTRACT/RESUMEN na linha de mesma linha e sem itálico.

3 – PALAVRAS-CHAVE: Uma linha (espaço 1,0 cm) abaixo do RESUMO, devem ser inseridas, na língua utilizada no artigo, no mínimo de três (3) e no máximo de cinco (5), fonte 10, Times New Roman. Só a primeira letra de cada palavra/expressão estará em maiúscula; uso de ponto final para separação entre as palavras e com ponto no final.

As palavras KEYWORDS/PALABRAS CLAVE (fonte itálico) devem aparecer em maiúsculas, com dois pontos, sem adentramento, sem itálico. Só a primeira letra de cada palavra/expressão estará em maiúscula; uso de ponto final para separação entre as palavras e com ponto no final.

4 – Texto: O corpo do texto inicia-se três linhas (espaço simples) abaixo das KEYWORDS/PALABRAS CLAVE, fonte 12, Times New Roman, espaçamento 1,0 cm (simples) entre linhas e parágrafos, alinhamento justificado ao longo de todo o texto.

Deixar duas (s) linhas (espaço simples) depois do título de cada sessão do artigo e entre partes do texto (tabelas, ilustrações, citações, etc.).

Corpo do artigo

Seções e Subseções e Indicações bibliográficas

1 – Títulos e subtítulos das seções e subseções: Referenciados a critério do autor, devem estar alinhados à esquerda, sem adentramento, em negrito, em maiúscula só a palavra inicial, sem numeração e sem ponto, inclusive Introdução e Conclusão. Fonte 12, Times New Roman.

A palavra REFERÊNCIAS, no final do texto, deve vir toda em maiúscula, alinhada à esquerda, sem adentramento, em negrito, sem numeração e sem ponto.

2 – Indicações bibliográficas no corpo do texto deverão vir entre parênteses, resumindo-se ao último sobrenome do autor, data de publicação da obra e página, separados por vírgulas, conforme o exemplo: (CANDIDO, 2013, p. 171-193). Se o nome do autor estiver citado no texto, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e a página.

Não utilizar, nas indicações bibliográficas, expressões como Idem, Ibidem, Op. Cit.. Fornecer sempre a referência completa como no exemplo anterior.

Notas

As notas devem ser colocadas no rodapé da página de ocorrência, numeradas sequencialmente, com algarismos arábicos, fonte 10, Times New Roman, justificadas, mantendo espaço simples dentro da nota e entre as notas, no decorrer do texto.

Uso de recursos tipográficos: itálico, negrito, sublinhado e “aspas”

Itálico: deverá ser utilizado em três situações: palavras de língua estrangeira, citação de títulos de obras e periódicos no corpo do texto, ênfase ou destaque de palavra ou trecho do texto.

Negrito: evitar esse recurso tipográfico. Utilizá-lo apenas no título do artigo, nas seções e subseções.

Sublinhado: evitar esse recurso tipográfico.

Aspas: devem ser empregadas no corpo do texto para citações de trechos de obras.

Citações:

Citação direta com mais de três linhas, deve ser destacada fora do corpo do texto, com recuo equivalente a 4 cm à esquerda, justificado, sem adentramento no começo do parágrafo, fonte 10, Times New Roman, espaço simples, separando-a do corpo do texto com um espaço simples antes e outro depois. NÃO empregar aspas. Todas as referências das citações ou menções a outros textos deverão ser indicadas, após a citação, com as seguintes informações entre parênteses: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, ano da publicação, abreviatura de página e o número desta. Exemplo: (CANDIDO, 1976, p. 73-88).

As citações com menos de 3 linhas devem ser incorporadas ao texto, fonte 12, Times New Roman, entre aspas: “.....”.

Para citação com quatro ou mais autores, convém indicar todos, entre parênteses. Permite-se que se indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al., ano da publicação e número da página desta: (CANDIDO et al., 2003, p. 205).

Evite utilizar idem ou ibidem e Cf. Quando utilizar apud, o que também deve ser evitado, colocar as mesmas informações solicitadas para o autor do texto da qual a citação foi retirada. Exemplo: (BOSI, 2003, p. 1-10 apud SILVA, 1998, p. 23). Informar em rodapé os dados da obra citada de segunda mão e colocar somente as obras consultadas diretamente nas Referências.

Todas as citações de textos estrangeiros devem ser traduzidas para o português. O original deve aparecer em nota de rodapé. Usar de preferência as traduções já existentes. Caso não seja possível, justificar a utilização de outra tradução em nota de rodapé.

Elementos ilustrativos: tabelas, figura, quadros, fotos, ilustrações, etc.

Os elementos ilustrativos (tabelas, figuras, quadros, fotos, ilustrações, etc.) devem ser inseridos no texto, logo após serem citadas, contendo a nomeação deles na parte superior da mesma, numeradas sequencialmente, fonte 12, Times New Roman, centralizado, sem adentramento, apenas com o termo Figura 1, em negrito. Por exemplo:

Figura 1 – Indicação de como informar nome de figuras, tabela, etc

Após a inserção do elemento ilustrativo, deve constar a indicação da fonte deles, tamanho 10, Times New Roman, seguido de dois pontos e negrito. Exemplo: Fonte: Elaborado pelo autor

Quando os elementos ilustrativos forem referidos no corpo do texto, devem vir de forma abreviada. Exemplo: Fig. 1.

REFERÊNCIAS

A palavra REFERÊNCIAS deve aparecer em maiúscula, negrito, sem adentramento, alinhada à esquerda, com espaçamento 1,0, fonte 12, Times New Roman e duas linhas abaixo do término do artigo.

Abaixo dela, as referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, alinhamento justificado, com espaçamento simples entre as linhas da referência e uma linha em branco entre uma referência e outra, indicando-se as obras de autores citados no corpo do texto. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, citar respeitando a ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de a, b e c. Neste caso, repetir o nome a cada nova entrada, evitando utilizar traços substitutivos do(s) nome(s).

BIBLIOGRAFIA: se considerada imprescindível, deve vir duas linhas abaixo das referências, alinhada à esquerda, sem adentramento, em maiúscula, em negrito, fonte 12 e Times New Roman.

Podem ser indicadas obras consultadas ou recomendadas, não referenciadas no texto. Usar espaçamento 1 entre as linhas da referência e uma linha em branco entre uma referência e outra, em ordem alfabética e alinhamento justificado.

Apresentar as referências conforme ABNT NBR 6023 ou outro mais atual, quando houver, em ordem alfabética, no final do texto, conforme alguns exemplos:

1 – Livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do livro (em itálico, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem itálico). Tradução de Nome do Tradutor. Edição. Local: Editora, data. v. (Série ou Coleção).

Quando houver até três autores, todos devem ser indicados.

Quando houver quatro ou mais autores, convém indicar todos. Permite-se que se indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de A. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1986.

BAKHTIN, Mikhatil. Problemas da poética de Dostoiévski. 4. ed. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

CORACINI, Maria José.; BERTOLDO, Ernesto Sergio. (orgs.). O desejo da teoria e a contingência da prática. Campinas: Mercado das Letras, 2003.

URANI, André et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.

TAYLOR, Robert.; LEVINE, Denis; MARCELLIN-LITTLE, Denis; MILLIS, Darryl. Reabilitação e fisioterapia na prática de pequenos animais. São Paulo: Roca, 2008.

2 – Capítulo de livro ou ensaio em coletâneas:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do capítulo. In: seguida das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor. Título do livro (em itálico, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem itálico). Tradução de Nome do Tradutor. Edição. Local: editora, data. número das p. (páginas consultadas) ou v. (Série ou Coleção).

Caso o autor seja o mesmo do livro e do capítulo: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo (se houver). Número da edição. Cidade: Nome da editora, ano de publicação. Número da página ou intervalo utilizado.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.

PÊCHEUX, Michel. Ler o arquivo hoje. In: Orlandi, Eni P. (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. Tradução de Maria das Graças Lopes Morin do Amaral. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1994. p. 15-50.

GINZBURG, Jaime. A violência constitutiva e a política do esquecimento. In: GINZBURG, Jaime. Crítica em tempos de violência. São Paulo: Edusp, 2012. p. 217-238.

3 – Partes de publicações periódicas:

3.1 – Artigo em periódico impresso:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo (sem destaque).  Nome do periódico (em itálico), cidade, volume e número do periódico, páginas, data de publicação.

SCLIAR-CABRAL, Leonor; RODRIGUES, Bernardete B. Discrepâncias entre a pontuação e as pausas. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, n. 26, p. 63-77, 1994.

3.2 – Artigo em periódicos on-line:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo (sem destaque).  Nome do periódico (em itálico), cidade, volume e número do periódico, páginas, data de publicação. Disponível em: URL completa. Acesso em: dia, mês (abreviado até a terceira letra, exceto maio) ano.

DUARTE, Constância L. Feminino Fragmentado. Revista Ipotesi, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 31-37, jul./dez., 2009. Disponível em: www.ufjf.br/revistaipotesi/files/2009/10/femininofragmentado.pdf. Acesso em: 10 dez. 2016.

3.3 – Artigo em jornal impresso/online:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor de forma abreviada. Título do artigo. Título do jornal, número ou título do caderno, seção ou suplemento, local, páginas inicial-final, dia, mês, ano. Disponível em: URL completa. Acesso em: dia, mês (abreviado até a terceira letra, exceto maio) ano.

BRASIL, Ubiratan. Borges admirava faroestes e a Lua. O Estado de S. Paulo, Caderno 2, São Paulo, p. D3, 31 out. 2009. Quando não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data.

OTTA, Lu Aiko. Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566 % em oito anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1.

4 – Monografias, dissertações e teses:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Ano de defesa. Número total de folhas. Tese (Doutorado em ‘área desenvolvida’) – Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade da Instituição, ano. Disponível em: URL completa

BITENCOURT, Circe Maria F. Pátria, civilização e trabalho: o ensino nas escolas paulista (1917-1939). 1988. 256 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

5 – Documento eletrônico:

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Coordenadoria Geral de Bibliotecas. Grupo de Trabalho Normalização Documentária da UNESP. Normalização Documentária para a produção científica da UNESP: normas para apresentação de referências. São Paulo, 2003. Disponível em: URL completa. Acesso em: dia, mês (abreviado até a terceira letra, exceto maio) ano.

6 – Trabalho publicados (impresso/online) em anais de eventos ou similares:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. In: Nome do evento (em maiúsculo), número, ano, local de realização. Título da publicação (em itálico) […]. Local de publicação (cidade): Editora, data, páginas inicial-final do trabalho.

MARIN, Alda J. Educação continuada. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1., 1990. Anais [...]. São Paulo: UNESP, 1990. p. 114-118.

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPe, 4., 1997, Recife. Anais [...]. Recife: UFPe, 1997. Disponível em: ... . Acesso em: 21 jan. 1997.

KOOGAN, André; HOUAISS, Antônio. (Ed.) Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikman. São Paulo: Delta; Estadão, 1998. 5 CD-ROM. Produzida por Videolar Multimídia.

7 – Publicações online:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título: subtítulo se houver. Disponível em: URL completa. Acesso em: dia, mês (abreviado até a terceira letra, exceto maio) ano.

ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em:http:www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro-htm. Acesso em: 10 jan. 2002.

8 – Filmes e material iconográfico:

8.1 – Filmes:

NOME DO FILME. Diretor. Estúdio de produção do filme. País de origem da produção: ano de produção. Local da distribuidora: Nome da distribuidora, data. Suporte [VHS ou DVD]. (Tempo de duração), colorido ou p & b. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento. Disponível em: URL completa. Acesso em: dia, mês (abreviado até a terceira letra, exceto maio) ano.

MACUNAÍMA. Direção (roteiro e adaptação) de Joaquim Pedro de Andrade. Filmes do Serro/Grupo Filmes/Condor Filmes. Brasil: 1969. Rio de Janeiro: Videofilmes, 1969. Versão restaurada digitalmente, 2004. [DVD]. (105 minutos), colorido.

8.2 – Pinturas, fotos, gravuras, desenhos, etc.:

AUTOR. Título [quando não existir título, atribuir um ou indicar sem título, entre colchetes]. Data. Especificação do suporte. Havendo mais dados, podem ser acrescentados para melhor identificação do material.

ALMEIDA JÚNIOR. Caipira picando fumo. 1893. Óleo sobre tela. São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo.

9 – Discos:

9.1 – Discos considerados no todo:

SOBRENOME DO ARTISTA, Nome do artista [ou NOME DO GRUPO]. Título da obra: subtítulo [Indicar se se trata de CD ou Vinil]. Local da gravadora: Nome da gravadora, data.

VELOSO, Caetano. Caetanear. São Paulo: Polygram, 1989.

9.2 – Partes de discos (canções, peças etc.):

AUTOR DA CANÇÃO. Título da canção. In: AUTOR DO DISCO. Título da obra: subtítulo [informar se se trata de CD ou Vinil]. Local da gravadora: nome da gravadora, data.

VELOSO, Caetano. O quereres. In: VELOSO, Caetano. Caetanear [CD]. São Paulo: Polygram, 1989.